Brasil & Mundo

Gás de cozinha sobe

O reajuste de 12,2% foi anunciado nesta tarde pela Petrobras. O chamado gás de cozinha, vendido em botijões de 13 quilos, custa em média R$55 no estado. O aumento foi decidido pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços e começa a vigorar nesta quarta-feira (6), véspera do feriado da independência.

Para o reajuste, o Gemp considerou o cenário externo de estoques baixos, além dos reflexos de eventos climáticos, como o furacão Harvey, em Houston (EUA), a maior região exportadora mundial do produto. Com a menor disponibilidade de gás, os mercados consumidores, inclusive o brasileiro, sofreram aumento de preço.

A Petrobras reajustou também os preços de venda às distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial. O aumento médio de 2,5% entra em vigor amanhã (6).

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) estimou que o reajuste para o gás residencial ficará entre 11,3% e 13,2%, de acordo com o polo de suprimento.

Como o aumento não repassa de forma integral a variação de preços do mercado internacional, a entidade calculou que o preço do produto destinado a embalagens até 13 quilos ficará 16,56% abaixo da paridade de importação. Segundo o Sindigás, isso inibe investimentos privados em infraestrutura no setor de abastecimento.

< Doações para refugiados da Venezuela Testemunhas de assassinato no Barro Vermelho serão ouvidas nesta quarta <